Um elemento de maior importância em veículos utilizados para o transporte coletivo
pode ter uma série de complicações decorrentes de danos no pára-brisa de ônibus
como trincas e rachaduras prejudicando com isso a segurança do veículo.
O pára-brisa, de forma geral, possui uma grande importância na visibilidade do
motorista sendo que problemas no mesmo levam a processos como falta de visão que
pode causar acidentes sérios.
Regras com relação a danos no pára-brisa de ônibus
De acordo com a legislação brasileira de trânsito em vigor o conserto ou troca dos
vidros no pára-brisa depende de uma avaliação anterior dos danos causados sendo
que quando existem apenas três problemas no máximo com trincas menores do que
20 centímetros de comprimento e fraturas de configuração circular com menos de 4
centímetros de diâmetro pode haver o conserto desta parte do ônibus.
Mas quando os problemas existentes no pára-brisa de um ônibus são maiores do
que estes limites é preciso que o mesmo seja trocado de forma integral por um outro
totalmente novo.
Como regra geral quando os danos no pára-brisa ocorrem na chamada área crítica é
preciso a sua total troca sendo que em ônibus este local se refere à esquerda do pára-
brisa em um retângulo contendo 50 centímetros de altura e 40 centímetros de largura
com base de parâmetro para a delimitação do retângulo sendo uma linha tangente do
ponto mais alto do volante e o seu centro alinhado à projeção da linha do centro do
volante.
Principais tipos de danos no pára-brisa de ônibus
A ocorrência de danos no pára-brisa de veículos pode acontecer em virtude do
arremesso de pedras, estilhaços ou ainda galhos de árvore e outros objetos que caem
com muita força sobre seu vidro levando à sua ruptura ou deformidade.
Os tipos mais comuns de problemas no pára-brisa são os chamado olho de boi – com
menor diâmetro -, meia-lua, estilhaços – que se espalham no local atingido -, impacto
duplo, ruptura ou ainda na forma de estrela, lua cheia e bolha.
Todos estes modelos de trincas ou rupturas na estrutura do pára-brisa levam a uma visão
do motorista de ônibus muito prejudicada precisando, em virtude disso, da sua troca ou
conserto rápidos para que acidentes não aconteçam.
Como fazer a recuperação do pára-brisa de ônibus
Caso o dano no pára-brisa de ônibus existente se encaixa nos parâmetros que permitem
a sua recuperação é preciso logo após o evento que o motorista proteja o local por meio
de um adesivo no lado de fora deste componente automotivo.
Em seguida é preciso buscar uma oficina especializada neste tipo de ação sendo que
no caso de trincas e rachaduras vai ser feita no local uma injeção de resina especial a
qual endurece com a exposição ao sol incorporando moléculas intactas no pára-brisa
danificado.
Assim, os danos no pára-brisa de ônibus são importantes e podem levar a problemas
na condução do veículo precisando ser avaliados para a troca ou recuperação deste
componente automotivo mantendo a boa visibilidade e segurança no trânsito.