Como Usar Faróis de Ônibus Para Iluminar Corretamente

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A iluminação nos veículos de todos os tamanhos, mas especialmente os de maior porte

precisam ser feitos com muito cuidado e atenção sendo que neste caso saber como usar

faróis de ônibus para iluminar corretamente a via é essencial.

Tanto para os carros como também para ônibus é possível encontrar uma grande

diversidade de opções em faróis os quais podem ser melhores ou não para a condução

dos veículos que contam com maior tamanho.

 

Principais tipos de faróis para ônibus

O tipo mais comum são os faróis do tipo parabólico que é composto por dois refletores

parabólicos utilizando neste caso uma lâmpada halogênea de duplo filamento contendo

defletor interno.

Neste caso o farol baixo aproveita a parte superior da parábola e já o alto reflete na

região toda deste componente sendo que a sua luz é distribuída de forma homogênea.

É possível ainda encontrar faróis do tipo Free Form (Forma Livre) que enviam a

fotometria da lente do farol para o refletor levando à uma distribuição melhor da luz

sem usar a óptica da lente.

Já os faróis contendo refletores de LPP (Low Profile Polyester) possuem lente de

policarbonato que são mais resistentes e tem uma luminosidade melhor podendo ainda

contar com refletores duplos e metabolizados.

Existe ainda o farol do tipo GDL (Gas Discharge Headlamp) que é feito com descarga a

gás podendo emitir 2,5 vezes mais luz do que outros modelos e ainda dura 3 vezes mais

consistindo em modelos inteligentes que operam com GPS verificando a velocidade e

caminho a ser percorrido para que o farol acompanhe com sua luz também nas curvas.

 

Novidades em faróis de ônibus para o futuro

Um modelo interessante neste mercado consiste em um farol o qual é uma única peça

feita por sete lâmpadas individuais que conta com sensores os quais captam as variações

do terreno determinando com isso a intensidade e cobertura das luzes a serem emitidas.

Outra tendência neste caso são os faróis para ônibus com mais adaptações às curvas e

com formato mais estreito e com o surgimento dos modelos contendo “led” que permite

uma melhor estética e economia de energia.

Existem ainda faróis com adaptações para chuça, curva, altas velocidades ou ainda

produtos diferenciados que garantem muito mais durabilidade, estilo e um farol com

tamanho mais adequado com gerenciamento eletrônico de luz.

 

Cuidados importantes para uso em faróis de ônibus

Neste caso a primeira ação importante consiste em substituir as suas lâmpadas após

cerca de 400 horas de uso sendo que se a lâmpada queimar é preciso que todo o par de

faróis seja devidamente trocado.

É preciso evitar adaptações as quais podem comprometer todo o sistema de iluminação

dos faróis bem como toda a parte elétrica do veículo sendo que nos casos de infiltração

esta peça deve ser levada para análise do fabricante

Assim, ao considerar o que é preciso para saber como usar faróis de ônibus para

iluminar corretamente existem muitos detalhes e cuidados os quais precisam ser

analisados para uma utilização correta em veículos maiores desta peça tão relevante.

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Como impedir que pára-choque em ônibus encubra placa traseira

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O pára-choque consiste em um instrumento existente no veículo de grande relevância

pelo fato de que atua na proteção do veículo de forma geral, mas é preciso saber como

impedir que o pára-choque em ônibus encubra placa traseira.

De forma geral, a placa traseira dos veículos de pequeno e grande porte, como ônibus,

precisa estar visível, mas as mesmas podem acabar sendo encobertas pelo pára-choque

no seu processo de colocação.

Em virtude desta situação muito comum vamos mostrar a seguir neste artigo as funções

do pára-choque e como evitar que a placa na parte de trás do ônibus fique encoberta por

este componente específico.

 

Principais funções do pára-choque em ônibus

O pára-choque, de maneira geral, é uma estrutura presente na parte dianteira e traseira

dos veículos que cobre toda a localização mais inferior podendo ser constituído

de materiais variados como plástico cromo e outros de acordo com a marca e

especificidade de cada ônibus.

A sua função em um veículo de grande porte, como também os de pequeno porte, se

refere à ser um ponto para absorção de impactos que o veículo eventualmente receba

além de equilibrar o carro do ponto de vista da aerodinâmica para ter mais estabilidade.

 

Dicas de como evitar que o pára-choque em ônibus encubra a placa traseira

Para evitar estas ocorrências é preciso que a colocação da placa seja feita de forma que

a mesma seja adicionada ao pára-choque de maneira que suas medidas e características

preservem a sua capacidade de armazenamento para um possível impacto.

Caso a placa traseira esteja colocada e coberta pelo pára-choque é preciso, nesta

situação, pedir ao órgão que fez a lacração da mesma que seja fornecido um arame de

fixação à carroceria do ônibus com maior comprimento para que o condutor adapte a

placa traseira no pára-choque.

Em virtude desta questão é preciso que a placa fique em outro ponto da carroceria, que

não no pára-choque com o lacre todo fixado em uma estrutura fixa podendo esta ação

ser feita em um receptáculo acima do pára-choque na extremidade traseira do ônibus.

Se esta opção não for possível, existe a alternativa de adaptar a instalação da placa

traseira em outro ponto que permita a sua perfeita visualização durante o dia e ainda

com tempo claro a uma distância mínima de 40 metros.

Com isso, fica fácil perceber que existem diferentes formas para conseguir evitar que a

placa traseira de um ônibus acabe encoberta pelo pára-choque mantendo a função destes

dois elementos do veículo que são, respectivamente, de proteger o ônibus de impactos e

informar dados sobre o mesmo que o identifiquem.

Portanto, para evitar a obtenção de uma multa gravíssima no trânsito é preciso buscar

compreender como impedir que o pára-choque em ônibus encubra a placa traseira,

pois este tipo de situação pode levar a diferentes complicações na condução deste tipo

de veículo as quais precisam ser minimizadas.

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Danos no pára-brisa de ônibus: Regras para Recuperação

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Um elemento de maior importância em veículos utilizados para o transporte coletivo

pode ter uma série de complicações decorrentes de danos no pára-brisa de ônibus

como trincas e rachaduras prejudicando com isso a segurança do veículo.

O pára-brisa, de forma geral, possui uma grande importância na visibilidade do

motorista sendo que problemas no mesmo levam a processos como falta de visão que

pode causar acidentes sérios.

 

Regras com relação a danos no pára-brisa de ônibus

De acordo com a legislação brasileira de trânsito em vigor o conserto ou troca dos

vidros no pára-brisa depende de uma avaliação anterior dos danos causados sendo

que quando existem apenas três problemas no máximo com trincas menores do que

20 centímetros de comprimento e fraturas de configuração circular com menos de 4

centímetros de diâmetro pode haver o conserto desta parte do ônibus.

Mas quando os problemas existentes no pára-brisa de um ônibus são maiores do

que estes limites é preciso que o mesmo seja trocado de forma integral por um outro

totalmente novo.

Como regra geral quando os danos no pára-brisa ocorrem na chamada área crítica é

preciso a sua total troca sendo que em ônibus este local se refere à esquerda do pára-
brisa em um retângulo contendo 50 centímetros de altura e 40 centímetros de largura

com base de parâmetro para a delimitação do retângulo sendo uma linha tangente do

ponto mais alto do volante e o seu centro alinhado à projeção da linha do centro do

volante.

 

Principais tipos de danos no pára-brisa de ônibus

A ocorrência de danos no pára-brisa de veículos pode acontecer em virtude do

arremesso de pedras, estilhaços ou ainda galhos de árvore e outros objetos que caem

com muita força sobre seu vidro levando à sua ruptura ou deformidade.

Os tipos mais comuns de problemas no pára-brisa são os chamado olho de boi – com

menor diâmetro -, meia-lua, estilhaços – que se espalham no local atingido -, impacto

duplo, ruptura ou ainda na forma de estrela, lua cheia e bolha.

Todos estes modelos de trincas ou rupturas na estrutura do pára-brisa levam a uma visão

do motorista de ônibus muito prejudicada precisando, em virtude disso, da sua troca ou

conserto rápidos para que acidentes não aconteçam.

 

Como fazer a recuperação do pára-brisa de ônibus

Caso o dano no pára-brisa de ônibus existente se encaixa nos parâmetros que permitem

a sua recuperação é preciso logo após o evento que o motorista proteja o local por meio

de um adesivo no lado de fora deste componente automotivo.

Em seguida é preciso buscar uma oficina especializada neste tipo de ação sendo que

no caso de trincas e rachaduras vai ser feita no local uma injeção de resina especial a

qual endurece com a exposição ao sol incorporando moléculas intactas no pára-brisa

danificado.

Assim, os danos no pára-brisa de ônibus são importantes e podem levar a problemas

na condução do veículo precisando ser avaliados para a troca ou recuperação deste

componente automotivo mantendo a boa visibilidade e segurança no trânsito.

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Amortecedores de ônibus: funções e como cuidar

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O uso de transporte coletivo está aumentando a cada dia que passa, no Brasil e também

no mundo, principalmente em virtude das complicações do trânsito para a utilização

de um carro normal e, por isso, é preciso cuidar de todos os seus detalhes como, por

exemplo, os cuidados dos amortecedores de ônibus.

Estes componentes presentes tanto em veículos convencionais como também em

modelos de maior porte, como os ônibus, são essenciais para proporcionar uma maior

segurança no uso do veículo.

Como funcionam os amortecedores de ônibus

O amortecedor pertence à parte da suspensão dos veículos sendo relacionado com a

garantia de estabilidade, segurança e conforto, estando presente na parte inferior do

ônibus atuando como a ligação entre a sua suspensão e carroceria.

Com a sua atuação ocorre um efetivo controle dos movimentos das molas fazendo com

que o veículo se mantenha aderido ao solo.

Por isso, uma de suas funções consiste em evitar que a carroceria balance de forma

perigosa ou em excesso no trânsito proporcionando desta maneira muito mais segurança

e estabilidade do veículo.

 

Problemas com amortecedores de ônibus

Assim como todas as peças de um ônibus os amortecedores também precisam ser

trocados, pois quando a sua função já não está sendo bem realizada podem ocorrer

problemas na condução deste veículo.

Dentre as mudanças podem ser citadas uma maior dificuldade em controlar o veículo

em curvas, na ocorrência de freadas, desgaste prematuro dos pneus bem como outros

desarranjos relacionados com a suspensão que podem se tornar muito perigosos.

Além disso, em veículos pesados como os ônibus a distância de frenagem se torna

maior bem como toda vibração absorvida do solo passa para a carroceria do veículo

e para o motorista já que não ocorre a absorção dos impactos pelo desgaste dos

amortecedores.

Por outro lado, quando o problema não é desgaste, mas sim alterações nos

amortecedores de um ônibus os sinais ficam bem evidentes por meio de dificuldades

como a cabine tendo vibrações em excesso, dirigir se torna bem mais difícil como

também um desgaste maior nos pneus e demais componentes da suspensão.

 

Como cuidar bem dos amortecedores de ônibus

Da mesma forma que outros componentes de sua estrutura, os amortecedores precisam

ser cuidados por meio de manutenção preventiva para que o conforto e segurança do

ônibus sejam mantidos.

De forma geral, a quilometragem e tempo necessários para a sua troca não possui uma

regra dependendo muito da maneira como os mesmos são utilizados devendo haver a

avaliação dos amortecedores a cada 10.000 quilômetros rodados ou assim que algum

tipo de problema no veículo for percebido.

Em virtude desta situação é preciso que as empresas de ônibus ou seus proprietários

realizem revisões periódicas nos amortecedores e caso não haja a possibilidade de trocar

todos de uma vez troque ao menos os pares traseiros ou dianteiros.

Isto se justifica porque segundo especialistas neste assunto manter um amortecedor

novo e outro com desgaste no mesmo eixo vai levar a um menor nível de segurança no

momento de frear.

Desta maneira, os amortecedores de ônibus são peças essenciais para a manutenção

da segurança, conforto e facilidade na condução deste tipo de veículo precisando de

cuidados e revisões periódicas garantindo, assim, muito mais tranqüilidade no trânsito.

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Aplicativos de ônibus: auxílios para utilizar o transporte coletivo

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As pessoas que fazem uso constante do transporte coletivo especialmente nas grandes cidades brasileiras tem muitos problemas para descobrir se os ônibus estão no horário, a demora em seu percurso e para ajudar nestas necessidades existentes diferentes aplicativos para ônibus disponíveis.

Estes mecanismos oferecem de forma rápida e prática informações sobre o transporte coletivo na cidade desejada podendo ser utilizado por quem possui um smartphone em variados sistemas operacionais.

Principais aplicativos para ônibus

  • Google Maps:

Com certeza o mais utilizado destes aplicativos é o Google Maps que pode ser baixado em telefones contendo Android e iOS o qual se integra ao GPS já presente no aparelho e proporciona relatórios completos do transporte e trânsito.

Dentre as informações oferecidas por eles estão pontos de ônibus, cálculo do tempo necessário para o itinerário desejado, pontos de congestionamento existentes na cidade, ônibus com mais passageiros e outros dados.

  • Waze:

Este aplicativo pode ser utilizado em mais sistemas operacionais como o Android, iOS, BlackBerry, Symbian, Windows Mobile e Windows Phone consistindo neste caso em um sistema colaborativo cujos dados são fornecidos pelos seus usuários com atualizações rápidas e constantes.

Com relação ao auxílio que ele oferece para quem precisa de um ônibus podem ser mencionados o trajeto completo das linhas de ônibus em determinado local, o tempo de viagem a ser gasto, a distância que será percorrida, indicação de acidentes e outros eventos no trânsito que podem atrasar a viagem e ainda a opinião de usuários sobre uma linha de ônibus específica.

  • Urbanóide:

O Urbanóide pode ser baixado em smartphones que possuem iOS como seu sistema operacional funcionando com dados da SPTrans (companhia de trânsito do município de São Paulo) para os paulistanos que utilizam o transporte coletivo na maior cidade do Brasil.

Neste aplicativo é possível contar com dados como as condições de transporte da cidade, os trajetos feitos por cada linha de ônibus, a posição aproximada dos veículos no trânsito em relação ao seu itinerário no momento da consulta.

  • Moovit:

Existe ainda a alternativa de utilizar para uma melhor utilização dos ônibus do Moovit que é presente em sistemas como o Android e iOS o qual informa sobre as rotas destes veículos em grandes cidades do Brasil e do mundo.

Proporciona a posição do ônibus desejado por meio do GPS possibilitando escolher a origem e destino com a informação do aplicativo em seguida da distância a ser percorrida em quilômetros e o tempo médio que será gasto na viagem.

Oferece ainda relatórios indicando a qualidade no uso deste tipo de transporte como o estado de conservação dos ônibus, se estão limpos ou sujos, a presença de defeitos nos mesmos bem como a existência de atrasos e unidades com super lotação de pessoas que precisam ser evitados.

Desta forma, os aplicativos de ônibus consistem em uma interessante opção para aproveitar esta modalidade de transporte nas cidades brasileiras potencializando o seu uso pelos passageiros sem maiores problemas e com medidas de mais qualidade.

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